Quando pensamos em fazer uma mala para viagens de inverno, logo vem na cabeça – o que vestir no frio? Para nós brasileiras (os) não é uma tarefa muito fácil, pois passamos a maior parte do tempo em clima de sol e verão. E quando se trata de mala de frio, logo ficamos desesperadas para comprar botas e casacos, porque, claro, no caso de nós mulheres, sempre achamos que estamos precisando comprar.

Fazer uma mala de frio não é tão difícil, mas tem algumas regrinhas para não passar frio (e nem calor) e continuar bonita.

1 – Vista-se em camadas

Não adianta colocar o casaco mais quente do mundo e uma camisetinha por baixo, porque em lugares frios, tem aquecedor de todos os lados e você passará calor.

Camada 1 – Respirabilidade + Isolante térmico:

O ideal é começar com uma blusa basiquinha  de preferência de manga longa. Nessa camada, o ideal é procurar por peças mais coladas no corpo que consigam deixar sua pele respirar. Essa camada é isolante, ou seja, ajudar a manter a temperatura do corpo sem deixar o frio chegar nele.

Lembre-se, a 1ª camada não irá aparecer e, portanto, não se preocupe se está feia ou bonita até aqui.

oquevestirnofriocamada1

Camada 2 – Aquecimento:

A 2ª camada é para aquecer. Aqui entram as blusas térmicas. Invista em peças de tecidos com tecnologia, finos, leves, pois conseguem ser muito quentes além de ocupar pouco espaço na mala. Para quando não estiver tão frio assim, dá para usar só a segunda pele + a térmica,  por isso há uns modelos com mais detalhes como gola, zíper e bolsos. Quando entrar num lugar aquecido, você vai tirar a camada de fora e vai ficar com essa camada à mostra. Por essas e outras, a gente deve escolhê-la também pensando na beleza, não só no quanto é quentinha.

Caso não tenha peças desse tipo, as blusas de lã também funcionam para aquecer o corpo. Nesse caso, invista em casacos, cardigans ou pullovers. Aqui, já escolha por casaquinhos mais quentes e com alguma cor ou estampa para dar um up no visual. Se não estiver nevando, ao entrar em lugares com calefação, essa camada aparecerá.

Em um frio com temperaturas negativas, pode valer a pena colocar duas blusas dessa mesma camada.

oquevestirnofriocamada2

Camada 3 – Corta vento + Impermiabilidade:

Essa camada é referente aos casacos impermeáveis ou corta-vento e quentes. Aqui, engana-se quem acha que os casacos que compramos em Buenos Aires (#quemnunca) ou mesmo os que compramos no Brasil podem ser suficientes. Não são. Eles não são fabricados para invernos de temperaturas super negativas e, por isso, não vão te esquentar em um frio de -5 graus. Além do mais, são super pesados e volumosos.

Invista em casacos de tecidos de alta tecnologia, desenvolvidos para esse ambiente. Se estiver nevando ou chovendo, o ideal são os casacos com enchimento e que possuem uma camada impermeável para que te proteja de vento e do ambiente úmido. Os melhores são casacos com capuz e bolsos para te protejer.

oquevestirnofriocamada3

Para a parte de baixo, podemos usar o mesmo raciocínio, ou seja, para a primeira camada invista em meias-calça grossas (do tipo fio 70), em seguida, sobreponha leggings ou fusôs térmicos. Ainda, dependendo do frio, invista em calças de tecidos grossos como jeans e veludo.

2 – Abuse dos acessórios

Eu sou uma pessoa de poucas cores no frio, costumo usar muito preto, azul, bege e marron. Por isso, o bacana é investir em acessórios como lenços, cachecóis, chapéus, gorros e luvas. Como fazem pouco volume na mala, podemos levar vários acessórios e combinar de diversas formas, montando looks bonitos e quentinhos.

Como mexemos muito no celular, é bacana levar as luvas que possuem tecnologia touch para podermos usar o celular sem precisar tirá-las e colocar aquela foto no Insta sem passar frio. Se estiver um frio rigoroso, vale a pena usar duas luvas. Uma do tipo mais fina que adere mais a mão e é mais fácil para manipular câmeras e celulares e a segunda mais grossa como luvas de lã.

oquevestirnofrioacessórios

3 – Calçados

Apesar das mais baixinhas gostarem de usar salto, com neve isso acaba sendo uma tarefa difícil. O ideal é um solado baixo, porém sem ser liso, para dar mais aderência à neve e você não cair. Invista em botas de canos mais longos, que sejam impermeáveis e térmicas. Caso ainda sinta frio, existem meias com a tecnologia térmica que podem te ajudar a esquentar.

Para os homens, o ideal seriam aquelas botas do tipo aventureiro, pois possuem solado com boa aderência, já que servem para escaladas e trilhas e são impermeáveis.

4 – Look Final

 

Boa viagem,

Tft

comentários (2)

  • claudete

    Ótimas informações!!!!

    Responder
  • MARIA TEREZA

    Ótimas dicas!!! Afinal, arrumar malas é sempre uma tortura!! Ora você leva coisa demais, ora de menos, qdo não acaba tendo que sair correndo para primeira Zara que encontrar e comprar o que faltou!

    Responder

Deixe seu comentário